Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Incidência da infecção urinária

A incidência da infecção urinária varia de acordo com a faixa etária.
É mais comum no sexo masculino, no primeiro ano de vida, devido à maior incidência de mal-formações congênitas, como válvula de uretra posterior, mal-formações da uretra (hipospádia, epispádia, etc.) Após tal período, passa a ser mais freqüente no sexo feminino.
Na idade pré-escolar, tende a ser de 10 a 20 vezes maior em crianças do sexo feminino. No adulto, a frequência de infecção do trato urinário aumenta, também, com predomínio no sexo feminino, com picos de incidência, no início, ou relacionado com atividade sexual, na gestação e na menopausa. A incidência volta a aumentar no sexo masculino após a 5ª e 6ª década de vida, devido a problemas da próstata. A menor incidência de infec?ção do trato urinário, no sexo masculino, deve-se a fatores anatômicos, uretra mais longa, atividade bactericida do fluido prostático e ambiente periuretral mais úmido. No sexo feminino, além da uretra mais curta, há, também, maior proximidade do ânus com a uretra e o vestíbulo vaginal, o que possibillita a colonização destes por enterobactérias que, habitualmente, causam infec?ção do trato urinário.