Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Cistite

Cistite é um termo abrangente utilizado para definir um processo inflamatório da bexiga, podendo ser aguda ou crônica, de causa infecciosa ou não.
As cistites bacterianas se caracterizam por uma resposta inflamatória da mucosa da bexiga à invasão bacteriana da bexiga e tem como principais sinais e sintomas: ardor urinário, aumento da freqüência de micções, desejo freqüente de urinar,dor no abdome inferior e até sangramento urinário.
É muito mais freqüente na população feminina e corresponde a quase 2% das causas de consultas médicas nas mulheres norte americanas.
O principal mecanismo de contagio na mulher é ascendente (por bactérias do trato intestinal e vaginal), mas também pode haver contaminação pelo sangue, linfa ou extensão direta de órgãos vizinhos.
Chamamos de cistite não complicada, aquela que não envolve outras disfunções do trato urinário.
A bactéria mais comum envolvida é a Escherichia coli (80-85%), mas podemos ter também Proteus, Klebsiella,e o Staphylococcus saprophyticus, sendo este ultimo responsável por 10% das infecções em adultos jovens com vida sexual ativa.
O desenvolvimento da cistite não complicada depende obviamente da presença de bactérias na bexiga, associada à incapacidade do organismo se defender destas. Outro fator associado é a baixa ingesta hídrica (e conseqüente redução na quantidade produzida de urina). Destacamos ainda, no sexo feminino, a atividade sexual a qual em algumas mulheres pode funcionar como gatilho para o desenvolvimento do quadro.
O diagnóstico é baseado em análise dos sintomas, exame físico e finalmente exames de urina. Nos casos de cistite não complicada de repetição devemos ainda complementar estes, com exames de imagem para caracterizar se não existem outras condições patológicas associadas.

Em caso de cistite, quando deve consultar o médico?

As mulheres que já tiveram anteriormente algum episódio de  cistite não precisa necessariamente de consultar o seu médico se a circunstância retornar como um caso leve, já que muitas vezes melhoram sem tratamento. Você pode tentar implementar medidas de auto-ajuda ou perguntar ao seu farmacêutico.
Você deve consultar o seu médico se:
- você tem sintomas da cistite, pela primeira vez;
- os seus sintomas não começam a melhorar dentro de alguns dias;
- você tem episódios de cistite frequentemente;
- você tem sintomas graves, tais como sangue na urina;
- você está grávida e tem sintomas da cistite;
- você é um homem e tem sintomas da cistite:
- seu filho tem sintomas da cistite.

O seu médico deve ser capaz de diagnosticar cistite, baseando-se apenas em seus sintomas. Ele pode ainda testar uma amostra das bactérias de sua urina para ajudar a confirmar o diagnóstico.