Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Pielonefrite

Pielonefrite é uma das mais comuns doenças renais, sendo uma inflamação aguda causada por bactérias. Pielonefrite afeta principalmente a área intersticial e da pelve renal ou, menos frequentemente, os túbulos renais.
Pielonefrite crónica é a inflamação renal persistente que pode cicatriz os rins e pode levar à insuficiência renal crónica. Esta doença é mais comum em pacientes que estão predispostos a pielonefrite aguda recorrente, tal como aqueles que têm obstruções urinárias ou refluxo vesico-ureteral.

Causas da pielonefrite

Os médicos acreditam que a infecção bacteriana que causa pielonefrite pode, por vezes, desenvolver-se noutras partes do corpo e viajar através da corrente sanguínea para os rins. Muito mais comumente, no entanto, a infecção é o resultado de bactérias a partir de fora do corpo e que viajam de volta para cima do fluxo urinário através da uretra, da bexiga e, eventualmente, para os rins, no caso em que é conhecido como uma infecção ascendente. Isso pode explicar porque as mulheres, cuja uretra é curta e em estreita proximidade com o ânus, uma fonte potencial de bactérias, têm quatro vezes mais casos de pielonefrite que os homens.
O fluxo de urina para trás é conhecido como refluxo e pode ser causado por um defeito anatómico ou por uma obstrução. No primeiro caso, em vez de uma válvula apertada entre a bexiga e o uréter, existe uma abertura larga. Quando a bexiga se contrai durante a micção, a urina sai nos dois sentidos, através da uretra e volta através dos ureteres. O defeito não é fácil de corrigir e aqueles que o têm estão sujeitos a infecções de repetição.
Obstruções que causam refluxo em mulheres são geralmente sob a forma de uma estenose. Em homens jovens, tais restrições formam-se com menos frequência e geralmente são uma consequência de uma infecção sexualmente transmissível. Em homens mais velhos, a próstata é normalmente responsável pela obstrução do fluxo de urina.

O refluxo pode também ser causado pela inserção de cateteres ou instrumentos, tais como cistoscópios para diagnóstico ou tratamento. A introdução de qualquer corpo estranho numa zona de obstrução é um perigo de infecção que pode ser mais difíceis de tratar.