Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Sintomas de infecção urinária na criança

A infecção urinária se apresenta, na criança, sob quatro formas clínicas:
  1. com sintomatologia relacionada ao aparelho urinário, expressa por disuria, polaciúria, dor lombar, nos flancos ou hipogástrica, enurese, em pacientes que já haviam adquirido controle esfincteriano vesical, com ou sem febre, raramente com hematúria, muitas vezes com piuría e com bacteriúria significativa. Esta é a forma mais frequente de apresentação, em crianças com mais de 5 anos de idade.
  2. com sintomatologia inespecífica, ou referente a outros sistemas, como episódios recorrentes de febre, ganho inadequado de peso, alterações gastrintestinais, como anorexia, surtos de vômitos e/ou de diarreia, íleo paralítico, crises de dor abdominal, irritabilidade, convulsões, torpor, hipotonicidade, irregularidade do ritmo respiratório, palidez, cianose, tonalidade acinzentada da pele, ictericia. Esta é a forma mais comum de apresentação em lactentes.
  3. sem sintomatologia - um pequeno percentual de crianças com bacteriúria significativa é completamente assintomática ou assim se torna, após episódios sintomáticos, sem que haja havido remissão da infecção. Os segundos episódios de infecção e os recorrentes são frequentemente assintomáticos, principalmente quando é instituída terapêutica de manutenção.
  4. no período neonatal - neste grupo etário, o quadro clínico varia, desde o septicêmico, com sério risco de vida, até o assintomático, com bacteriúria significativa.