Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Tratamento da Cistite

O tratamento da cistite (infecção do trato urinário baixa) de origem comunitária em mulheres jovens imunocompetentes e sem fatores associados à ocorrência de infecção do trato urinário complicada pode ser instituído empiricamente sem a solicitação de urocultura. Para isto deve existir dois ou mais dos sintomas como disúria, urgência miccional, polaciúria, nictúria e dor suprapúbica, associado ao encontro de leucocitúria na urina tipo 1. Já em mulheres idosas ou diabéticas, a investigação com urocultura é necessária, o tempo de uso dos agentes deve ser prolongado (10 a 14 dias) e a ciprofloxacina 500 mg VO de 12/12 h passa a fazer parte das opções terapêuticas.
Em gestantes com cistite de origem comunitária, algumas contra indicações relativas a determinados anti microbianos promovem uma redução significativa com relação às drogas potencialmente utilizáveis.
As possibilidades terapêuticas disponíveis para a gestante são antibióticos beta-lactâmicos, nitrofurantoína e fosfomicina.
Quando a cistite ocorre em pacientes do sexo masculino a ciprofloxacina é uma opção terapêutica e o tempo de tratamento se prolonga para 10 a 14 dias.
Caso o paciente possua mais de 60 anos, justifica-se a realização do exame de próstata e a solicitação de urocultura e teste de sensibilidade a anti microbianos deve ser realizada em todos os casos.
O uso de Sulfametoxazol+Trimetoprin, amplamente difundido em guias internacionais, poderá ser utilizado baseado em teste de sensibilidade a anti microbianos e não em tratamento empírico, devido ao aumento de resistência desta droga em isolados de Escherichia coli.
Os anti microbianos da classe dos aminoglicosídeos, apesar de possuírem excelente ação sobre enterobacteriácias no trato urinário, têm seu uso restringido devido ao potencial de nefrotoxicidade e a existência de drogas com excelente ação e com perfil de segurança maior em relação aos efeitos colaterais.
Entretanto são opções válidas nos casos de contraindicações de outros agentes ou guiado por teste de sensibilidade a anti microbianos, não sendo, portanto, indicado entre as primeiras opções para tratamento. As drogas e doses utilizadas são, Gentamicina 3mg/Kg/dia dividido em 3 doses diárias e Amicacina 15mg/Kg/dia em dose única com infusão de 1h.