Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Tratamento de infecção urinária

Nas formas clássicas não complicadas, o tratamento de base é feito com antibióticos por via oral a curto período de tempo, 3 a 5 dias. Pode-se usar uma cefalosporina de 1º geração como a cefalexina (Keflex), Sulmetoxazol-trimetropim (bactrim), Macrodantina ou uma quinolona (Norfloxacina ou ciprofloxacina, esta última com alcance para pielonefrite).
O Cloridrato de Fenazopiridina, marca comercial Pyridium, pode ser tomado por boca, aliviando o desconforto urinário da doença, mas não tratando a infecção, pois não é um antibiótico. Pode deixar a urina alaranjada.
A bacteriúria assintomática não deve ser tratada de rotina, com algumas exceções. Nas gestantes por exemplo, infecção do trato urinário ou bacteriúria assintomática devem ser tratadas por 7 dias por boca pelo risco de trabalho de parto precoce e infecção amniótica e neonatal - lembrar que o uso de bactrim e quinolonas pode ser teratogênico e deve ser evitado na gestação.
A pielonefrite é um quadro mais grave, podendo a vitma evoluir com queda do estado geral e sepse grave. Por isso, muitas vezes é necessário internação e antibiótico por via endovenosa e coleta de exames.