Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Conhecendo a infecção urinária

Uma infecção urinária é uma infecção no trato urinário. As infecções são causadas por micróbios (organismos muito pequenos para serem vistos sem um microscópio) incluindo fungos, vírus e bactérias.
As bactérias são a causa mais comum de infecções do trato urinário. Normalmente, as bactérias que entram no trato urinário são rapidamente removidas pelo corpo antes que causem qualquer tipo de sintomas, no entanto, por vezes as bactérias superam as defesas naturais do corpo e causam infecção urinária. Uma infecção na uretra é chamada de uretrite. A infecção da bexiga é chamada de cistite. As bactérias podem viajar até aos ureteres, multiplicar-se e infectar os rins.
Uma infecção renal é chamada de pielonefrite.

O Que é o trato urinário?
O trato urinário é o sistema de drenagem do corpo que promove a remoção de resíduos e água extra.
O trato urinário inclui dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra. Os rins são um par de órgãos em forma de feijão, que estão localizados por baixo das costelas, um em cada lado da coluna vertebral, para o meio das costas. A cada minuto, os rins de uma pessoa filtram cerca de 3 onças de sangue, removendo resíduos e água extra. Os resíduos e água extra compõem 1 a 2 litros de urina que uma pessoa produz a cada dia. A urina viaja dos rins para baixo por dois tubos estreitos chamados ureteres. A urina é então armazenada num órgão tipo balão chamado de bexiga e é esvaziado através da uretra, um tubo na parte inferior da bexiga.
Quando a bexiga se esvazia, o chamado músculo do esfíncter relaxa e motiva que a urina saia para o exterior do corpo através da uretra. Nos homens a abertura da uretra é na ponta do pénis e nas mulheres na frente da vagina.