Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Causas de infecção urinária

A infecção urinária é causada na maior parte dos casos por bactérias que vivem no intestino. A bactéria Escherichia coli (E. coli), provoca a grande maioria das infecções do trato urinário.
Micróbios chamados Chlamydia e Mycoplasma podem infectar a uretra e sistema reprodutivo, mas não a bexiga. Infecções por Chlamydia e Mycoplasma podem ser transmitidas sexualmente e necessitam de tratamento para os parceiros sexuais.
O tracto urinário tem vários sistemas para prevenir a infecção urinária. Na bexiga existem “válvulas” de sentido único para evitar que a urina regresse para os rins. Nos homens, a próstata produz secreções que retardam o crescimento bacteriano.
Em ambos os sexos, as defesas imunitárias também previnem a infecção urinária. Mas, apesar dessas garantias, as infecções continuam a ocorrer. Certas bactérias têm uma forte capacidade de ligar-se ao revestimento do tracto urinário.

Quão comum é a infecção urinária em adultos?
Infecções do trato urinário são o segundo tipo mais comum de infecção no organismo, representando cerca de 8,1 milhões de visitas aos prestadores de cuidados de saúde a cada ano nos EUA. As mulheres são particularmente propensas a infecções urinárias por razões anatômicas. Um fator a ter em conta é que a uretra da mulher é mais curta, permitindo um acesso mais rápido para as bactérias da bexiga. Além disso, a abertura da uretra da mulher é perto de fontes de bactérias do ânus e vagina. Para as mulheres, o risco de ter uma infecção urinária é maior do que 50 %. Infecção urinária nos homens não é tão comum quanto em mulheres, mas podem ser graves quando ocorrem.