Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Infecção urinária durante a gravidez

As mulheres grávidas não parecem mais propensas a infecção urinária do que outras mulheres. No entanto, quando uma infecção do trato urinário ocorre numa mulher grávida, é mais provável que viaje para os rins.
Segundo alguns relatos, cerca de 4 a 5 por cento das mulheres grávidas desenvolvem uma infecção do trato urinário. Os investigadores pensam que as alterações hormonais e mudanças na posição do trato urinário durante a gravidez tornam mais fácil a viagem das bactérias até os ureteres para os rins, causando infecção . Por esta razão, os médicos rotineiramente testam mulheres grávidas para as bactérias na urina durante os primeiros 3 meses de gravidez.

A maioria das infecções do trato urinário não são graves, mas algumas infecções podem levar a problemas graves, como infecções renais. Infecções renais crónicas que se repetem ou duram muito tempo podem causar danos permanentes, inclusive cicatrizes renais, insuficiência renal, hipertensão arterial e outros problemas.
Algumas infecções renais agudas que se desenvolvem de repente, podem ser uma ameaça à vida, especialmente se as bactérias entrarem na corrente sanguínea, uma condição chamada septicemia.

Os sintomas de uma infecção urinária variam de acordo com idade, sexo, e do facto de um cateter estar presente. Entre as mulheres jovens, os sintomas de infecção do trato urinário incluem tipicamente uma necessidade frequente e intensa de urinar e uma sensação dolorosa, queimando na bexiga ou na uretra durante a micção. A quantidade de urina pode ser muito pequena. Mulheres e homens mais velhos são mais propensos a ficar cansados, trémulos e fracos, e apresentam dores musculares e dor abdominal. A urina pode parecer nublada, escura, ou com sangue, ou tem um mau cheiro. Numa pessoa que tenha um cateter, o único sintoma pode ser a febre que não pode ser atribuída a qualquer outra causa. Normalmente, infecções do trato urinário não causam febre, se estiverem na bexiga. A febre pode significar que a infecção atingiu os rins ou penetrou na próstata. Outros sintomas de uma infecção renal incluem dor nas costas ou de lado abaixo das costelas, náusea e vómito.